Translate

terça-feira, 24 de julho de 2012

COMO AFINAR SEU VIOLÃO OU GUITARRA

PARA ADQUIRIR NOSSOS MATERIAIS DIDÁTICOS, ACESSE:
http://meuprofessordemusica.mercadoshops.com.br/

AFINAÇÃO TRADICIONAL DO VIOLÃO OU GUITARRA

Afinar significa ajustar os intervalos sonoros existentes entre as cordas por meio de uma alteração nas frequências das mesmas. Ao tocar em conjunto, faz-se necessário um ajuste entre os instrumentos. Este ajuste é feito tendo como base uma convenção de altura. (Afinação de concerto).

A convenção universal é usar a nota LA 3 com 440 Hz, também conhecido como LA diapasão. A afinação padrão das cordas soltas estabelece a diferença de altura que deve existir entre as cordas.

Afinação Padrão

       6ª corda  E 1  82,4 Hz (Grave)
5ª corda  A 1  110 Hz        /
4ª corda  D 2  146 Hz        /
3ª corda  G 2  195 Hz        /
2ª corda  B 3  246 Hz        /
        1ª corda   E 3  329 Hz  (Agudo)

São sempre intervalos de 4ª entre as cordas vizinhas, com exceção da 3ª para a 2ª corda, que neste caso é uma 3ª.

Esta afinação possibilita uma maior facilidade na execução da maioria dos acordes e escalas do nosso cotidiano musical.

O violão ou guitarra, assim como qualquer instrumento, pode ser afinado com outros intervalos entre as cordas e com outras notas nas cordas soltas, como também fora do diapasão. O importante é manter uma estabilidade entre as frequências, estabilidade esta característica de cada sistema musical.

Métodos para afinação do violão ou guitarra

1º Método (uníssonos)
Através de uma referência, ajustam-se as seis cordas soltas uma a uma. Esta referência pode ser qualquer instrumento já afinado ou o ouvido absoluto (capacidade de distinguir a altura exata de cada nota).

2º Método (uníssonos entre as cordas)
Este método necessita de que uma corda já esteja afinada, a partir daí, pela comparação, afinam-se as outras.

Exemplo:

Sintonize a 5ª corda (A) com o diapasão (440Hz), afinando-a duas oitavas abaixo (110Hz);
Toque (D) no quinto traste da 5ª corda e sintonize a 4ª corda solta (D) na mesma altura;
Toque um (G) no quinto traste da 4ª corda e sintonize a 3ª corda solta (G) na mesma altura;
Toque um (B) no quarto traste da 3ª corda e sintonize a 2ª corda solta (B) na mesma altura;
Toque um (E) no quinto traste da 2ª corda e sintonize a 1ª corda solta (E) na mesma altura;
Toque a 1ª corda (E) e sintonize a 6ª corda (E), que fica duas oitavas abaixo.

3º Método (harmônicos naturais)
Com o auxílio do diapasão, afine a 5ª corda;
Ressalte o harmônico encontrado no 7º traste da 5ª corda e compare com o harmônico encontrado no 5º traste da 6ª corda;
Ressalte o harmônico encontrado no 5º traste da 5ª corda e compare com o harmônico do 7º traste da 4ª corda;
Ressalte o harmônico encontrado no 5º traste da 4ª corda e compare com o harmônico do 7º traste da 3ª corda; (para conferir a afinação da 3ª corda ressalte o harmônico encontrado no 12° traste da 5ª corda e compare com a nota LA na 2ª casa da 3ª corda, pois esta é a forma mais confiável de se afinar a 3ª corda);
Ressalte o harmônico encontrado no 7º traste da 6ª corda e compare com a 2ª corda solta;
Ressalte o harmônico encontrado no 5º traste da 6ª corda e compare com a 1ª corda solta.

Obs: os harmônicos são obtidos encostando o dedo sobre os trastes sem pressioná-los. Os harmônicos mais fáceis de se ressaltar são os encontrados no 12º, 9º, 7º e 5º trastes. 

4º Método ("Por quintas e oitavas")
Com o auxílio do diapasão, afine a 5ª corda e depois a compare com a 1ª corda; (quinta);
Compare a 1ª corda com a 6ª corda; (oitava);
Compare a 6ª corda com a 2ª corda; (quinta);
Compare a 6ª corda solta com a 4ª corda pressionada no 2º traste; (oitava);
Compare a 5ª corda solta com a 3ª corda pressionada no 2º traste; (oitava).

Estudar com um instrumento afinado favorece o desenvolvimento musical. Para afinar com precisão, precisamos ter um ouvido musicalmente treinado. Isto faz parte do amadurecimento musical.

DIAPASÃO

Além de ser o termo usado para indicar a convenção universal de altura das notas, diz respeito também a certos tipos de dispositivos que auxiliam o músico na hora de afinar seu instrumento.

Tipos de Diapasão

De Sopro: reproduz o som das seis cordas soltas da guitarra ou violão;
Forquilha: possui duas hastes que vibram emitindo o LA 3 (A3) com 440Hz, que é encontrado no 5º traste da 1ª corda (duas oitavas acima do LÁ da 5ª corda solta).
Eletrônico: seu visor mostra se devemos afrouxar ou apertar as cordas.

Hoje em dia já existem instrumentos que embutem em seu interior esses tipos de dispositivos, bem como a guitarra Gibson Robot que já se afina sozinha.

Click nos links abaixo para saber mais sobre a Gibson Robot Guitar.

http://www.youtube.com/watch?v=atKD-lNB27U

http://www.gibson.com/robotguitar/guitar.html